domingo, 27 de outubro de 2013

Realizamos uma entrevista com duas professoras, uma que atua na educação no mínimo a 20 anos e com outra professora recém formada.

Entrevista:

1) Como elaborar boas, pautas para reuniões pedagógicas?
Professora com 20 anos de profissão: A melhor maneira é ter um roteiro no qual devem constar os objetivos, os conteúdos que serão trabalhados, as estratégias propostas e os materiais necessários
Professora recém formada: Eu busco mais referências teóricas analiso o encadeamento da reunião com o objetivo da formação, estimar com mais precisão a duração das atividades e prever os passos seguintes com base nos conhecimentos.


2) O que revelam os rabiscos das crianças?

Professora com 20 anos de profissão: A princípio, os traços podem parecer todos iguais e sem sentido. Porém com um olhas mais cuidadoso é possível observar padrões na forma das linhas e na maneira como elas são distribuídas sobre o papel.

Professora recém formada: Cada desenho que uma criança faz mesmo sendo um rabisco significa alguma coisa.
A criança fala este desenho é da minha casa, faz outro rabisco e desenha a família etc.


3) Como você faz para conhecer seus alunos? Você realiza algum tipo de sondagem junto aos alunos ou faz uma entrevista sobre a criança com a família?

Professora com 20 anos de profissão: Costumo mandar um questionário para os pais no inicio o ano letivo, para saber como foi a gestação da mãe, como foi o parto, seus hábitos de sono e por aí a fora, buscando o Maximo de informações possível para conhecer minha criança, o resto é observação.

Professora recém formada: Primeiro faço a sondagem tento deixá-los seguros e confortáveis neste novo ambiente, ofereço muitos brinquedos atrativos para distraí-los, muito carinho e procuro conquistá-los, respeitando suas características e preferências.


4) Você se sente um profissional realizado? Por quê?

Professora com 20 anos de profissão: Sim não me imagino fazendo outra coisa, amo educação em todas as etapas pena que sou uma só e não posso estar em todas as etapas ao mesmo tempo, acho maravilhoso ver a criança fazendo uma descoberta, aprendendo algo novo e poder fazer parte disso é inexplicável, é a melhor e mais completa profissão que existe, nela você e ator, médico, psicólogo, advogado, cientista, pesquisador, cantor enfim, você faz de tudo um pouco, o melhor nunca para de aprender.

Professora recém formada: Sim me sinto muito feliz, pois o que me motiva e a vontade em aprender por parte de alguns alunos, quando vejo que o meu esforço e alcançado é uma grande alegria.


Sobre as professoras que entrevistamos:


As professoras que foram entrevistadas por nós, têm a mesma sintonia e concepção de ensino.
Hoje temos uma escola do século XIX, professoras do século XX e alunos do século XXI.
Os alunos de hoje em dia estão muito avançados em todos os níveis, principalmente na tecnologia. E por este motivo as escolas e os professores precisam acompanhar o avanço tecnológico, cultural e o social do aluno, para diminuir as dificuldades do tempo atual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário