domingo, 27 de outubro de 2013

A mulher na sociedade

O papel da mulher na sociedade vem mudando com o tempo, ela está garantindo independência, liberdade e espaço em atividades e comportamentos antes somente praticados por homens; diferentemente de épocas anteriores, em que ela estava submetida apenas ao casamento, a servir e agradar seu marido e cuidar de sua casa.
No ano de 1941, surgiram no cenário nacional duas músicas que fizeram grande sucesso, "Ai que saudades da Amélia" e "Emília", ambas tratando da mesma temática: a mulher ideal; caracterizada como dona de casa, servil, sem vaidade, cuja felicidade dependia apenas de afazeres domésticos.
Porém, atualmente, essa imagem está mudando, depois de revoluções feministas, revoltas e conscientização das pessoas; encontramos mulheres graduadas, exercendo variadas profissões e altos cargos políticos (como a atual Presidente da República).

Desse modo, vemos que o papel da mulher na sociedade evoluiu bastante; contudo, ela ainda é muitas vezes associada apenas à visão sexual, de vítima e doméstica, tendo o homem como dominante; visões que devem ser combatidas, diminuindo a hipocrisia no mundo e valorizando a igualdade de gênero.
______________________________________________________________

Músicas sobre a mulher:

Ai Que Saudades Da Amélia

Roberto Carlos
Composição: Ataulpho Alves - Mário Lago

Nunca vi fazer tanta exigência
Nem fazer o que você me faz
Você não sabe o que é consciência
Nem vê que eu sou um pobre rapaz
Você só pensa em luxo e riqueza
Tudo que você vê você quer
Ai, meu Deus, que saudade da Amélia
Aquilo sim é que era mulher
Às vezes passava fome ao meu lado
E achava bonito não ter o que comer
E quando me via contrariado
Dizia: Meu filho, que se há de fazer
Amélia não tinha a menor vaidade
Amélia é que era mulher de verdade
Amélia não tinha a menor vaidade
Amélia é que era mulher de verdade
Às vezes passava fome ao meu lado
E achava bonito não ter o que comer
E quando me via contrariado
Dizia: Meu filho, que se há de fazer
Amélia não tinha a menor vaidade
Amélia é que era mulher de verdade
Amélia não tinha a menor vaidade
Amélia é que era mulher de verdade


Cotidiano (tradução)

Chico Buarque

Todo dia ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.
Todo dia ela diz que é pr'eu me cuidar
E essas coisas que diz toda mulher.
Diz que está me esperando pr'o jantar
E me beija com a boca de café.
Todo dia eu só penso em poder parar;
Meio-dia eu só penso em dizer não,
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão.

Seis da tarde, como era de se esperar,
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão.
Toda noite ela diz pr'eu não me afastar;
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pr'eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor.
Todo dia ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.
Todo dia ela diz que é pr'eu me cuidar
E essas coisas que diz toda mulher.
Diz que está me esperando pr'o jantar
E me beija com a boca de café.

Todo dia eu só penso em poder parar;
Meio-dia eu só penso em dizer não,
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão.

Seis da tarde, como era de se esperar,
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão.
Toda noite ela diz pr'eu não me afastar;
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pr'eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor.
Todo dia ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.

____________________
Poesias sobre a mulher:

A mulher

A mulher não para de trabalhar.
Ao levantar faz sua oração de fé;
Cedo levanta, prepara o café;
Prepara o lanche da criança;
Lava louça, enxuga louça;
Prepara o almoço;
Planeja a sua agenda;
Sai para o trabalho.
Não há distinção entre as mulheres.
Não importa a raça ou a cor
são sempre belas.

A mulher é um ser sensível:
Emociona-se;
Apaixona-se;
Ama, chora, sente e ora.

A mulher é mãe:
Acalenta seu filho;
Põe o bebê para dormir;
Brinca com a filha ou filho;
Faz a criança sorrir;
Canta uma canção de ninar;
Ensina a criança a andar;
E orienta na tarefa escolar.

A mulher é esposa:
Organiza a família;
Promove a harmonia;
Planeja o seu dia-a-dia.

A mulher é profissional:
É escritora, médica;
Cantora, professora;
Lavradora, administradora;
Motorista, balconista.
A mulher é capaz e sabe o que faz.
A mulher ao longo dos anos
tarefas acumulou.
Venceu muitas batalhas;
Sua vida em muitos aspectos melhorou.
A mulher tem o dom de ser:
Conciliadora, instrutora;
Encantadora;
Elegante, atraente.

A mulher brasileira é:
É forte, é brava.
É guerreira.

A mulher é um ser especial:
É bela, maquiada ou natural.
É criativa, decidida e ativa.
A mulher tem talento.
Faz na família o orçamento;
Marca presença no parlamento.
A mulher está presente em todos os setores.
Merece destaque no cenário político municipal, estadual,
federal e, especialmente, em âmbito nacional.

Marinalva da Silva Almada
Caxias - MA.


Mulher


Você que busca no dia a dia sua
independência, sua liberdade, sua
identidade própria;
Você que luta profissional e
emocionalmente, para ser
valorizada e compreendida;
Você que a cada momento tenta ser a
companheira, a amiga, a "rainha do lar";
Você que batalha incansavelmente por seus
próprios direitos e também por um mundo
mais justo e por uma sociedade sem
violências;
Você que resiste aos sarcasmos daqueles
que a chamam de, pejorativamente, de
feminista liberal e que já ocupa um
espaço na fábrica, na escola, na
empresa e na política;
Você, eu, nós que temos a capacidade de
gerar outro ser, temos também o dever de
gerar alternativas para que a nossa Ação
criadora, realmente ajude outras
mulheres a conquistarem
a liberdade de Ser...

Ilsa da Luz Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário