Antropologia é a
ciência que estuda as teorias a respeito do ser humano. Sendo assim, ela se
divide
em duas partes:
Antropologia Científica e Antropologia Filosófica.
Antropologia
científica estuda o ser humano de acordo com a sua visão física e cultural. A
visão física
estuda a
evolução humana a e visão cultural, estuda as diferentes culturas em diferentes
aspectos,
sendo as
relações familiares, costumes, tradições e linguagem.
Antropologia filosófica
é o conceito que o ser humano faz de si próprio, de suas habilidades e ações
que os orientam
a responder a seguinte questão: o que é o ser humano?
Dentro desta
ciência, a metafísica ou concepção essencialista, visa a busca da essência que
caracteriza
determinada coisa.
Na Grécia
antiga,a evolução tinha como tema a
filosofia,onde a educação era voltada a formação do homem público (
defender com argumentos suas idéias e convencer os demais).
Entretanto,
Aristóteles, em sua obra política, destaca a importância da educação em se
formar
pessoas capazes
de compor uma cidade, tendo elas qualidades morais que se dão através da
natureza do
hábito e da razão.
EPISTEMOLOGIA
Epistemologia é
o estudo científico que trata dos problemas relacionados com a crença e o
conhecimento,
suas natureza e limitações.
“O conhecimento
é o conjunto de todas as informações que descrevem e explicam o mundo natural e social que nos
rodeia” – Platão.
A epistemologia
divide-se em duas tendências: o empirismo e o racionalismo
No empirismo o
conhecimento é baseado na experiência. Lucke dizia que o conhecimento começa
após a
experiência sensível. Para isso destacam-se duas idéias, a sensação (
modificação feita na
mente por meio
de sentidos ) e a reflexão ( percepção que a alma tem daquilo que nela ocorre).
Racionalismo, o
conhecimento se encontra na razão. Descartes usava a razão para provar a
própria
existência.
AXIOLOGIA
Ciência que determina valores predominantes, em uma determinada sociedade, sendo eles morais,
éticos, estéticos, políticos, religiosos, dentre outros.
O que é moral?
Conjunto de regras que um ser humano faz para dividir o bem e o mal. Um indivíduo torna-se moral através da interação com a sociedade.
Na educação moral, o indivíduo terá deverá assumir regras que possibilitem o amadurecimento pessoal. É no momento que o jovem passa da Heteronomia ( comportamento infantil) para a
Autonomia (comportamento próprio=adulto). Desenvolve-se responsabilidades e o indivíduo começa a assumir pelos seus atos.
Sendo assim, a educação moral deverá atuar tanto no campo pessoal, quanto no campo social do adolescente.
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