domingo, 27 de outubro de 2013

Considerações sobre a participação da mulher na educação:

 A inserção das mulheres no magistério

1) Ao longo do século XX, a docência foi assumindo um caráter eminentemente feminino, hoje, em especial na educação básica, é grande a presença de mulheres no exercício do magistério.De acordo com o primeiro censo do professor, 14,1 % da categoria é construída de homens e 85.7 % de mulheres. Outra pesquisa aponta que com 52 mil professores brasileiros mostra que 97,4 %. Dos docentes de 1º a 4º serie do ensino fundamental são mulheres. Elas ocupam 80.6 % das 5º e 8º séries desse ensino e 60, 8 % do ensino médio. A pesquisa aponta que entre diretores, coordenadores e supervisores ligados á educação básica 90,1 % são mulheres.

2)  A professora em certos aspectos é vista por seus alunos como uma mãe, aquela que ensina, aquela que da conselhos e por isso foi bastante representada pelo gênero feminino.

3) A discriminação com as mulheres se dava de todas as formas como para a professora mulher assumir o magistério publico, ou seja, adentrar no mercado de trabalho esta só poderia com 25 anos. Contudo, para entrar no curso a mulher teria que ter no mínimo 18 anos. Essa valorização da moral como objetivo tornar o ensino das mulheres voltado à moral não a instrução.

4) O magistério era profissão mais próxima e acessível para a maioria das mulheres brasileiras, alem de ser o único trabalho considerado digno para elas, e que poderia ser conjugado ás tarefas domésticas de casa.


5) Para Magda Almeida Neves da Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) esse fator ( a inserção da mulher no mercado de trabalho) pode ter influenciado os baixos salários da profissão, fazendo com que a educação permaneça como um “ gueto feminino no mercado de trabalho” e tudo isso contribui para o baixo reconhecimento do papel da professora.


Pergunta aos leitores: Em sua opinião, o magistério contribuiu de alguma forma para mulher entrar no mercado de trabalho em geral? De que forma?



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