Considerações sobre a participação da mulher na educação:
A inserção das mulheres no magistério
1) Ao longo do século XX, a docência foi assumindo um
caráter eminentemente feminino, hoje, em especial na educação básica, é grande
a presença de mulheres no exercício do magistério.De acordo com o primeiro
censo do professor, 14,1 % da categoria é construída de homens e 85.7 % de
mulheres. Outra pesquisa aponta que com 52 mil professores brasileiros mostra
que 97,4 %. Dos docentes de 1º a 4º serie do ensino fundamental são mulheres.
Elas ocupam 80.6 % das 5º e 8º séries desse ensino e 60, 8 % do ensino médio. A
pesquisa aponta que entre diretores, coordenadores e supervisores ligados á
educação básica 90,1 % são mulheres.
2) A professora em
certos aspectos é vista por seus alunos como uma mãe, aquela que ensina, aquela
que da conselhos e por isso foi bastante representada pelo gênero feminino.
3) A discriminação com as mulheres se dava de todas as
formas como para a professora mulher assumir o magistério publico, ou seja,
adentrar no mercado de trabalho esta só poderia com 25 anos. Contudo, para
entrar no curso a mulher teria que ter no mínimo 18 anos. Essa valorização da
moral como objetivo tornar o ensino das mulheres voltado à moral não a
instrução.
4) O magistério era profissão mais próxima e acessível para
a maioria das mulheres brasileiras, alem de ser o único trabalho considerado
digno para elas, e que poderia ser conjugado ás tarefas domésticas de casa.
5) Para Magda Almeida Neves da Pontifica Universidade
Católica de Minas Gerais (PUC-MG) esse fator ( a inserção da mulher no mercado de
trabalho) pode ter influenciado os baixos salários da profissão, fazendo com
que a educação permaneça como um “ gueto feminino no mercado de trabalho” e
tudo isso contribui para o baixo reconhecimento do papel da professora.
Pergunta aos leitores: Em sua opinião, o magistério contribuiu de alguma forma para mulher entrar no mercado de trabalho em geral? De que forma?
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