Lev Semenovich Vygotsky Nasceu a 17 de novembro de 1896 em
Orsah, pequena cidade perto de Minsk, a capital da Bielo-Rússia, região então
dominada pela Rússia, Seus pais eram de uma família judaica culta e com boas
condições econômicas, o que permitiu a Lev Semenovich Vygotsky uma formação
sólida desde criança. Até os 15 anos foi educado em casa por tutores
particulares.
Aos 18 anos, matriculou-se no curso de medicina em Moscou,
mas acabou cursando a faculdade de direito. Formado, voltou a Gomel, na
Bielo-Rússia, em 1917, ano da revolução bolchevique, que ele apoiou. Lecionou
literatura, estética e história da arte e fundou um laboratório de psicologia –
área em que rapidamente ganhou destaque, graças a sua cultura enciclopédica, seu
pensamento inovador e sua intensa atividade, tendo produzido mais de 200
trabalhos científicos.
Em 1924, casa-se com Roza Smekhova. Tiveram duas filhas.
Desde 1920 conviveu com a tuberculose. Apesar de sua formação em Direito,
destacou-se à época por suas críticas literárias e análises do significado
histórico e psicológico das obras de Arte, trabalhos que posteriormente foram
incorporados no livro "Psicologia da Arte", escrito entre 1924 e
1926, incluindo naturalmente a tese de doutorado sobre Psicologia da Arte, que
defendeu em 1925. O seu interesse pela Psicologia levou-o a uma leitura crítica
de toda produção teórica de sua época, nomeadamente as teorias da
"Gestalt", da Psicanálise e o "Behaviorismo", além das
ideias do educador suíço Jean Piaget.
Ao longo de seus textos Lev Semenovich Vygotskyrecorre,
freqüentemente a situações extraídas de obras literárias, ele escreveu
aproximadamente 200 trabalhos científicos, cujos temas vão desde
neuropsicológia até criticas literárias, passando por deficiência, linguagem,
psicolgia, educação e questões teoricas e metodologicas relativas às ciências
humanas.
Entre os seus trabalhos de campo incluem-se visitas às
populações camponesas isoladas de seu país, fazendo testes neuropsicológicos
entre as aldeias nômades do Uzbequistão e do Quirguistão (Ásia Central), antes
e depois do realinhamento cultural e sócio-econômico da revolução socialista,
que incluía alfabetização, cursos rápidos de novas tecnologias, organização de
brigadas, fazendas coletivas e outros, como descreve Alexander Luria em seu
ensaio sobre diferenças culturais e o pensamento (Vigotskii et al., 1988).
A experiência vivida na formação de professores levou-o ao
estudo dos distúrbios de aprendizagem e de linguagem, das diversas formas de
deficiências congênitas e adquiridas, a exemplo da afasia. Complementando a sua
formação para estudo da etiologia de tais distúrbios, graduou-se em Medicina
retomando o curso iniciado e substituído por Direito em Moscou e retomado e
concluído em Kharkov. O seu interesse em Medicina estava associado à manutenção
do grupo de pesquisa ("troika") de neuropsicologia com Alexander
Luria e Alexei Nikolaievich Leontiev. As suas principais contribuições à
defectologia estão reunidas no livro "Psicologia Pedagógica".
Graças a uma conferência proferida no "II Congresso de
Psicologia" em Lenigrado, foi convidado a trabalhar no Instituto de
Psicologia de Moscou. O seu interesse simultâneo pelas funções mentais
superiores, cultura, linguagem e processos orgânicos cerebrais pesquisados por
neurofisiologistas russos com quem conviveu, especialmente Luria e Leotiev, em
diversas contribuições no "Instituto de Deficiências de Moscou", na
direção do departamento de Educação (especial) de Narcompros, entre outros
institutos, além das publicações sobre o tema, encontram-se reunidos na obra
"A Formação Social da Mente", onde aborda os problemas da gênese dos
processos psicológicos tipicamente humanos, analisando-os desde a infância à
luz do seu contexto histórico-cultural.
Devido a vários fatores, inclusive a tensão política entre
os Estados Unidos e a União Soviética após a última guerra, o trabalho de Lev
Semenovich Vygotskypermaneceu desconhecido a grande parte do mundo ocidental
durante décadas. Quando a Guerra Fria acabou, este incrível patrimônio de
conhecimento deixado por Lev Semenovich Vygotsky começou a ser revelado. O nome
deLev Semenovich Vygotsky hoje dificilmente deixa de aparecer em qualquer
discussão séria sobre processos de aprendizado.
Lev Semenovich Vygotsky Pensador importante em sua área, foi
pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em
função das interações sociais e condições de vida. Faleceu em Moscou, em 11 de
junho de 1934, vítima de tuberculose, doença com que conviveu durante quatorze
anos.
Fonte:
http://www.psicoloucos.com/Vygotsky/biografia-de-lev-semenovich-vygotsky.html
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Marta Kohl sobre Vygotsky
(em seu livro:
Vygotsky. Aprendizado e desenvolvimento.Um processo sócio-histórico)
"Na área de psicologia da educação, Piaget tem sido
nossa principal referência, históricamente, então o aparecimento do Vygotsky
trouxe uma outra alternativa e o Piaget não é um autor que se preocupe
particularmente com a escola, com o professor, com a intervenção pedagógica.
Uma forma muito interessante da gente entrar na concepção do
Vygotsky sobre o desenvolvimento é uma questão que ele chamou de planos
genéticos de desenvolvimento, que é uma idéia, de que o mundo psíquico, o funcionamento
psicológico não está pronto previamente, quer dizer, não é inato, não nasce com
as pessoas, mas também não é recebido pelas pessoas como um pacote pronto do
meio ambiente. Então Vygotsky é um autor como outros, por exemplo, Piaget,
Wallon, que é um autor chamado interacionista porque ele leva em conta coisas
que vem de dentro do sujeito e coisas que vem do ambiente, mas a postulação
interacionista do Vygotsky ganha vida se a gente prestar atenção nesta questão
dos planos genéticos que ele possui porque ele fala em quatro entradas de
desenvolvimento que juntas caractezariam o funcionamento psicológico do ser
humano. Então uma é a filogênese que é a história da espécie humana, outra é
ontogênese que é a história do indivíduo da espécie, outra é a sócio-gênese que
é a história do meio cultural em que o sujeito está inserido e a outra é a
micro-gênese que é um aspecto mais microscópico do desenvolvimento."
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=pZFu_ygccOo
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